Eliseu Tisato

Duas motos em uma. Essa é a sensação de quem pilota a nova Sport Glide da Harley-Davidson. Fomos convidados pela marca de motos americana para conhecer o primeiro modelo da marca a chega no Brasil com a nova plataforma da linha Softail. Ela é um modelo cruiser customizada, que vem de fábrica com carenagem e alforjes removíveis, para quem curte viagens ou precisa de espaço para ir trabalhar no dia a dia. Mas, para quem quer agilidade e passeios curtos, sem bagagem, com poucos clicks, ela se transforma em um modelo mais versátil e prático para o trânsito cotidiano.

A Sport Glide é o oitavo modelo lançado pela marca no Brasil com base na plataforma Softail. Nesse projeto, a Harley-Davidson pretende lançar até 2027 mais de 100 modelos de alto impacto. O novo chassi da linha Softail promete agilidade e alto desempenho, aliado ao motor Milwaukee-Eight 107, que ;e montado diretamente no novo chassi da linha. Esse conjuto oferece mais torque, proporcionando mais aceleração e potencia, principalmente para ultrapassagens.

Repleta de novidades, a Sport Glide ainda conta com a nova suspensão invertida de 43 mm e ajuste remoto da pré-carga da mola do amortecedor traseiro, o que torna a frente da moto mais estável. A novíssima suspensão traseira monochoque conta com ajuste remoto de pré-carga da mola do amortecedor traseiro, controlada por um manípulo abaixo da tampa lateral direita.

No quesito segurança, o novo sistema de cartucho permite um funcionamento mais contínuo e exato, para uma pilotagem mais confortável. O sistema de freios conta do ABS de série e, nas rodas, a Sport Glide possui novas rodas de alumínio fundido Mantis, calçadas com os pneus dianteiros de desempenho de 18 polegadas e traseiros de 16 polegadas, modelo Scorcher 31 da Michelin. O assento é confortável e, com os controles de pedal, criam um triângulo com o motociclista, projetado para atender todos os tamanhos de pilotos.

Outro destaque dessa moto é o sistema de iluminação. O farol dianteiro de LED Daymaker é circundado por um anel de iluminação com assinatura de LED e complementa a lanterna traseira de LED (além das luzes traseiras indicadoras de direção de LED). Em termos de tecnologia e conforto para o motociclista, a nova moto da Harley-Davidson conta com uma porta de carregamento USB, o sistema de ignição sem chave e o sistema de segurança Smart Harley-Davidson como itens de série.

A carenagem da Sport Glide foi projetada para desviar o vento para longe do peito do motociclista, deixando sua cabeça em meio a uma corrente de ar puro. A peça é presa aos tubos da suspensão com abraçadeiras de engate rápido, que tornam a remoção ou instalação fácil e rápida.

Os novos alforjes, rígidos e com travas, com capacidade combinada de 25,5 litros, apresentam um design de concha, são fáceis de carregar e descarregar, e ainda podem ser abertos com uma única mão por um motociclista sentado. As bolsas também podem ser removidas em segundos com um mecanismo de liberação rápida.

Na linha dos adicionais disponíveis da marca para esse modelo, o piloto pode acrescentar capacidade adicional de bagagem com acessórios do tipo sissy bar, bagageiro ou rack de montagem Tour-Pak, com o novíssimo sistema de trava removível HoldFast, projetado especificamente para a nova plataforma da Softail, podendo ser instalados ou removidos em segundos para devolver à motocicleta o formato básico de uma cruiser autêntica.

A Sport Glide está disponível nas cores Vivid Black, Wicked Red, Twisted Cherry, Midnight Blue, Barracuda Silver, Kinetic Green e Scorched Orage / Black Denim.

Serviço:
Harley-Davidson do Brasil

www.harley-davidson.com.br